top of page

5 motivos para criar um App para sua empresa.

Descubra porque é vantajoso investir no desenvolvimento de aplicativo para o seu negócio.


Temos aplicativos para conversar, malhar, relaxar, se divertir, estudar, comprar, vender e até mesmo namorar.


Ou seja, não é segredo para ninguém que a facilidade dos Apps com soluções para todo tipo de demanda na palma da mão veio para ficar.


Mas, com tantas opções ao alcance do toque, será que ainda há espaço no mercado para mais aplicativos?


A resposta é com certeza!


Segundo o relatório anual Global App Trends 2021, as instalações de aplicativos em aparelhos celulares tiveram um crescimento de 31%, só no primeiro trimestre do ano, e o número de horas em que o brasileiro se mantém conectado aos softwares cresceu 45%.


Ou seja, a demanda existe, mas para se destacar em meio a concorrência é preciso investir de forma inteligente e assertiva.


Ainda não se convenceu?


Então, confira abaixo 5 motivos para criar um App para sua empresa, como investir nesse desenvolvimento com eficiência e ainda um case de sucesso para te inspirar.


5 motivos para criar um App para sua empresa:


1º Aumentar o seu lucro:

Com o desenvolvimento de um App você pode aumentar os seus lucros tanto de forma direta quanto indireta.


Você pode desenvolver um Aplicativo que seja pago, e com isso gerar uma nova fonte de renda direta para o seu negócio.

Por exemplo, digamos que você tem uma corretora de imóveis e desenvolva um App com ferramentas e funcionalidades que facilitem a vida do corretor imobiliário e cobre pelo download. Nesse caso o ganho é direto, pois é como se o aplicativo fosse mais um produto da sua empresa.


Outra opção é desenvolver um aplicativo gratuito para os usuários, mas que seja focado na facilidade de conversão deste canal.


Nesse mesmo exemplo da corretora acima, você pode dispor de um formulário onde a pessoa pode além de pesquisar imóveis, enviar seus documentos e dados para fazer uma locação, de forma fácil, rápida e grátis, e isso incentiva que a pessoa feche negócio com a sua empresa. Ou seja, nesse caso você pode não ter um ganho financeiro diretamente com o App, mas muitas vezes terá um lucro ainda maior indiretamente graças a ele.


2º Coletar dados sobre seu público:

Com o aplicativo é possível coletar e analisar uma série de dados relativos ao seu público, desde informações simples, porém valiosas, como sexo, idade e data de aniversário, até dados de contato, como e-mail e telefone, além de informações sobre gostos e hábitos de consumo.


Todas essas informações podem e devem ser usadas pelo seu marketing, tanto dentro quanto fora do App, para desenvolver estratégias mais assertivas de contato e venda para o seu público alvo.

3º Fidelizar seus clientes:

Fechar um negócio é bom, mas ter um cliente fiel é melhor ainda! Isso porque a venda recorrente é sempre mais fácil, com menos gastos e tem um potencial maior de indicação para novos clientes.


Ao ter um aplicativo, seu cliente inevitavelmente lembra da sua marca, pois está sempre vendo e tendo contato com ela.


Além disso, os aplicativos são um excelente canal para estratégias de marketing, principalmente aquelas focadas em promoções pontuais, ou ainda em cupons de desconto, clube de benefícios e pontos, entre outras estratégias de fidelização.


No caso dos aplicativos com Download gratuito, então, nem se fala, pois o cliente se sente presenteado pela marca. Seja por oferecer um serviço ou ferramentas gratuitas, ou só pela facilidade nos canais de contato e atendimento.


4º Atrair novos clientes:

Os aplicativos são uma excelente forma de atrair pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, tanto por ser um canal de mais fácil acesso a sua marca, quanto por oferecer uma experiência diferenciada das demais concorrentes.


Principalmente porque o Aplicativo pode oferecer facilidades e ferramentas práticas que auxilie no cotidiano do seu público, fazendo com que ele conheça a empresa indiretamente. Funcionando similarmente a um produto de entrada e cartão de visitas para a sua marca.


Além disso, o marketing de indicação (o famoso boca-boca) é muito forte quando o assunto são os aplicativos, basta que um usuário goste para indicar para seus amigos, colegas e familiares.

5º Investir no canal que mais cresce: o Mobile

Se todos esses motivos ainda não te convenceram, esse com certeza vai te fazer mudar de ideia!


Você sabia que o mobile é o principal canal de uso da internet e o que mais cresce no e-commerce?


É isso mesmo, cerca de 58% da população brasileira acessa a Internet exclusivamente pelo celular.


E justamente por isso, segundo uma pesquisa da CNDL, 67% dos consumidores que realizaram compras online no último ano utilizaram o smartphone.


Outro fator positivo para o investimento é que nas compras por aplicativo a tomada de decisão de compra acontece muito mais rápido. Segundo estudos, em menos de 9 horas após baixar o aplicativo o usuário já está pronto para adquirir o produto oferecido pela sua empresa.

Como investir no desenvolvimento do seu App de forma eficiente?


Definir assertivamente o objetivo principal: Como você notou, com as vantagens acima, um Aplicativo pode ter inúmeras funcionalidades e alcançar diversos resultados para sua marca.


No entanto, isso não elimina a necessidade de definir qual é o principal objetivo do desenvolvimento do Aplicativo para a sua marca.


Ou seja, qual é a finalidade principal desse desenvolvimento?


Com isso em mente e uma ideia de base, é possível desenvolver aplicações variadas, mas sempre com o objetivo principal em foco, pois, só assim é possível garantir que o resultado principal seja alcançado.


Garantir que ele seja bonito e funcional:

O aplicativo precisa ter a cara da sua marca e mostrar logo de cara a sua identidade visual. No entanto, de nada adianta um App super bonito, mas que seja difícil do usuário entender como funciona.

Um bom design de Aplicativo é aquele que consegue de forma eficiente e fluida combinar beleza e funcionalidade.


Divulgar com estratégia e eficiência:

De nada adianta ter um excelente aplicativo, mas que ninguém conhece, não é mesmo? Por isso, uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de um Aplicativo é planejar as estratégias de Marketing para o seu lançamento e divulgação.

Atualizar e melhorar constantemente:

Se engana quem acredita que os Aplicativos são desenvolvidos e pronto, fim do trabalho. Pelo contrário! É quando os usuários começam a utilizar na prática os aplicativos que é possível encontrar não só necessidades de correções e atualizações como também novas oportunidades de negócio, seja de novas funcionalidades no App ou até mesmo de desenvolvimento de novos produtos e serviços a partir das demandas identificadas online.


As etapas acima parecem complexas à primeira vista, mas você não deve se desmotivar a investir no desenvolvimento do aplicativo para sua empresa por conta delas.


Afinal, como você viu acima e vai descobrir com o exemplo abaixo, existem inúmeras vantagens nesse investimento e encontrando o parceiro certo para o desenvolvimento do seu App ele pode ser feito de forma rápida, prática e o melhor com excelente custo benefício!


Air Gunner App, um case de sucesso para te inspirar:


Agora você já conhece as principais vantagens de ter um APP para sua empresa e como investir nesse desenvolvimento, mas nada como conhecer um exemplo prático dessa estratégia para se convencer, não é mesmo?


Por isso, aí vai um case de App desenvolvido pela Locomotiva Tech:


O mercado de armas de fogo e munições no Brasil está em plena expansão, de acordo com os dados fornecidos pela Polícia Federal, em 2019 foram registradas mais de 94 mil novas armas, valor que representa um crescimento de 84,3%. E em 2020, o setor continuou a se expandir com um crescimento de 97,8%, com cerca de 186 mil novas armas registradas.


Pensando em como cativar esse público em crescente expansão, a empresa Air Gunner contratou a Locomotiva Tech para desenvolver o Air Gunner App.


A Air Gunner é uma empresa focada no atendimento de atiradores profissionais, amadores e iniciantes. Oferecendo cursos e treinamentos sobre técnicas de tiro, além de equipamentos e acessórios em balística.


O app foi desenvolvido como um produto digital para facilitar a configuração de diversos modelos de armas e seus equipamentos específicos, como regula, luneta, mira aberta, recuo e força g, balística, etc.


Pensando especialmente em pessoas que querem entender melhor seu equipamento no momento de usar, além de ter desempenhos mais eficientes.


Pois, ajuda o usuário a configurar melhor suas armas, a entender melhor sobre o equipamento antes do uso, facilita o uso de lunetas, além de fornecer de forma prática e precisa dados de balística.


O que não apenas gera novas oportunidades de negócio para a empresa como reforça a missão da marca: instruir atiradores, de todos os níveis, com seriedade.


Ou seja, o App se mostrou uma porta de entrada para novos clientes, fortalecimento da marca junto aos clientes antigos, além de consolidar o seu papel institucional, gerando um ganho direto e indireto a curto e longo prazo.


Quer saber mais sobre as oportunidades de negócio que o desenvolvimento de um App pode trazer para sua marca?


Entre em contato:

📲 55 12 98281 9249

📧 contato@locomotiva.art.br

bottom of page