Home Office e Automação Residencial

Descubra como a Automação Residencial pode deixar o seu Home Office mais prático, eficiente, saudável e econômico.



Se até pouco tempo atrás o Home Office era algo inovador e revolucionário, adotado apenas por algumas poucas empresas, após a pandemia de Covid-19 ele se tornou realidade no dia-a-dia de muitos trabalhadores.


Segundo dados da Korn Ferry, consultoria global de carreira, 85% das empresas brasileiras adotaram totalmente o home office desde o ano de 2020.


Passado esse período de adaptação inicial e até mesmo improvisada, os trabalhadores lidam hoje com um cenário de flexibilidade e conforto com o trabalho em suas residências. No entanto, ainda não encontram a mesma estrutura e suporte dos seus antigos ambientes de trabalho.


Além disso, a cobrança pela produtividade se tornou ainda maior com a adoção desse novo modelo de trabalho. O que faz com que os trabalhadores precisem se preocupar em garantir formas eficientes e saudáveis, física e mentalmente, de lidar com o aumento dessa demanda.


A boa notícia é que um outro conceito, que até pouco tempo atrás também soava bastante futurista, hoje está disponível ao alcance de todos e pode não só tornar o home office em algo mais confortável, como também eficiente, saudável e até mesmo econômico.


Sim, estamos falando da Automação Residencial!


O que é automação residencial?


A Automação residencial é capaz de integrar todas as tecnologias existentes hoje nos dispositivos inteligentes espalhados pela casa em um único sistema.


O que permite com que cada ação seja executada com ou sem a intervenção do usuário, e pode inclusive ser adaptada e programada com base nos hábitos, necessidades e gostos específicos de cada morador.


Principais benefícios da Automação Residencial para o Home Office:


Agora que você já sabe o que é a Automação residencial deve estar pensando, mas como isso pode impactar positivamente no Home Office?


Pensando nisso, separamos abaixo os principais benefícios que a Automação Residencial traz para o seu cotidiano de trabalho:


- Praticidade, agilidade e eficiência


Existem inúmeras tarefas que você realiza manualmente quase todos os dias de forma mecânica que podem ser realizadas e até programadas através da automação residencial.


O que te permite focar em ações onde a sua energia e capacidade intelectual são realmente importantes.


Isso traz um ganho enorme em praticidade, agilidade e também eficiência no seu cotidiano de trabalho.


Vale lembrar ainda que com a automação residencial é possível personalizar tudo conforme as suas necessidades, inclusive adequando ao seu tipo de trabalho.


- Organização


É fácil acabar se esquecendo de tarefas simples em meio a correria, não é mesmo? E no Home Office essa é uma situação ainda mais comum, afinal acabamos ficando multi tarefas nesse ambiente.


Com a automação residencial é possível agendar ações para que você não precise lembrar delas.


Além disso, você pode em apenas um clique ou comando de voz inserir recados no seu bloco de notas, incluir tarefas e reuniões na sua agenda e até mesmo fazer ligações, abrir documentos, entre várias outras ações do seu cotidiano de trabalho.


Com isso o seu trabalho não só fica mais organizado como você também alivia a sua sobrecarga mental, o que nos leva ao próximo tópico.


- Bem-estar e conforto


A automação residencial permite diversas personalizações que não só trazem conforto ao usuário como interferem de forma positiva diretamente no seu bem-estar durante o trabalho.


Por exemplo, ao ajustar a iluminação, através das lâmpadas e do ajuste das cortinas e persianas, isso ajuda o trabalhador com as questões relacionadas a sua saúde visual.


É comum ainda que numa rotina agitada você se esqueça de fazer pequenas pausas, que não só são importantes para a sua saúde como também para a produtividade, pois quando o corpo está sobrecarregado e cansado ele comete mais erros e tem mais dificuldade de focar nas atividades importantes.


Com a automação residencial você pode programar lembretes para essas pausas, para se alongar, tomar água e pode até mesmo, com um único comando de voz, colocar para passar aquele cafezinho que vai te ajudar a trabalhar com mais energia e disposição.


- Economia de energia


Se você faz home office já deve ter reparado que as contas aumentaram com a adoção desse modelo de trabalho. Afinal, se antes você passava o dia fora de casa, agora você usa muito mais energia elétrica, internet e até mesmo água.


É verdade que a grande maioria das empresas oferece um auxílio para que seus colaboradores cubram esses gastos extras com o Home Office, mas essa acaba sendo apenas uma ajuda de custo, pois não é possível calcular exatamente o que foi gasto em casa com o trabalho ou não. Além de que, economizar é sempre necessário.


E com automação residencial é possível fazer diversas ações de economia, como, por exemplo, apagar as luzes que foram deixadas ligadas, acionar aparelhos eletroeletrônicos apenas quando seu uso for necessário, entre outras.


- Segurança


O último e não menos importante item na nossa lista é o aumento da segurança no home office graças a Automação Residencial.


Antes os bens de valor da empresa, desde equipamentos até informações, ficavam protegidos dentro de seus prédios, agora eles estão com seus colaboradores em suas casas.


Por isso é mais que necessário reforçar a segurança e com a automação residencial essa é uma preocupação a menos para o trabalhador, que não precisa ficar o tempo todo preocupado.


Estando em casa, ou não, com a automação residencial você pode fazer a integração dos alarmes, portas, câmeras, etc, com isso no caso de qualquer registro de tentativa de roubos, arrombamentos, ou qualquer outra atividade suspeita, o seu sistema pode não só te avisar como inclusive enviar um alerta à polícia.


Isso sem falar na possibilidade de integrar outros sistemas de segurança, como contra incêndios, por exemplo, que avisam aos bombeiros em caso de emergências.


Quais equipamentos podem ser automatizados para o Home Office?


Basicamente tudo que é possível conectar de forma online, ou via bluetooth, pode ser automatizado em uma casa inteligente, os itens mais comuns disponíveis hoje no mercado são:


● Equipamentos de Áudio e Vídeo (TV, Home Theather, Caixas de som, etc);

● Eletrodomésticos (Cafeteira, geladeiras, adegas, etc);

● Iluminação;

● Chuveiros e Duchas;

● Cortinas e Persianas;

● Ar Condicionado;

● Portas;

● Alarmes;

● Câmeras;

● Vídeo Porteiro;

● Piso Aquecido;

● Sistemas de Irrigação;

● Piscina;

● Sauna.


Como fazer a automação residencial para o seu Home Office?


Você não precisa automatizar todo o seu Home Office de uma única vez, mas sim ir modernizando aos poucos, começando pelo sistema de iluminação, eletrodomésticos, TV e outros aparelhos mais comuns e ir evoluindo.


O que é indispensável desde o início é um sistema inteligente que seja capaz de integrar todas essas tecnologias, para que seja possível controlar e claro programar as funções em um único lugar.


E a Locomotiva Tech faz isso para você HOJE!


Siga-nos no Facebook: www.facebook.com/locomotiva.tech


E para mais conteúdos como esse siga nosso perfil no Instagram: www.instagram.com/locomotiva_tech