RH Tech: descubra como a tecnologia pode transformar o RH da sua empresa

Cada vez mais a tecnologia vem sendo aplicada de modo estratégico pelas áreas de Recursos Humanos.


Sendo utilizada para transformar e otimizar os processos de gestão de talentos, treinamento e desenvolvimento de pessoas, recrutamento e seleção, gestão de benefícios, entre outros.

A tecnologia aplicada aos Recursos Humanos, também chamada de RH Tech, torna esses processos mais ágeis e eficientes. Economizando recursos e trazendo um diferencial competitivo quando o assunto é atração e retenção de talentos.

Quer saber como a tecnologia no RH pode transformar a sua empresa? Continue a leitura!

O que é o RH Tech?


A sigla RH vem do inglês “Human Resources” (Recursos Humanos) e a sigla tech vem do inglês technology (tecnologia). Juntando esses dois termos formam-se as iniciais de “Recursos Humanos” + “Tecnologia” = RH Tech.


Ou seja, é um setor de recursos humanos pautado no uso da tecnologia para gestão e melhoria dos seus processos. Nesse modelo de RH, todas as atividades do setor de recursos humanos são realizadas com o auxílio de softwares e soluções tecnológicas.


Dessa forma não só os processos são mais organizados, ágeis e eficientes, como também são gerados uma série de dados que podem ser utilizados para propor melhorias e ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas.

Quais são as tecnologias disponíveis para o RH?


Atualmente existem soluções tecnológicas para todos os processos de trabalho necessários para os recursos humanos, desde o recrutamento até a gestão de talentos.


Alguns exemplos de tecnologias mais utilizadas pelos setores de RH são:

Aplicativos de banco de vagas: ajudam as empresas a fornecer um modo simples para que os candidatos cadastrem seus currículos para as vagas disponíveis, criando assim um banco de talentos mais acessível, organizado e diverso.


Softwares de gestão integrada: facilitam o gerenciamento e realização de diversas tarefas do cotidiano de um setor de recursos humanos. Desde o registro de ponto dos funcionários até questões administrativas e financeiras, como os pagamentos de férias, rescisões, etc.


Sistemas de Big Data: São sistemas capazes de armazenar e analisar uma grande quantidade de dados de diversas fontes. Com isso é possível otimizar tarefas e reduzir custos, identificando erros e problemas em tempo real para que possam ser corrigidos.


Software de mapeamento comportamental: As tecnologias de people analytics têm sido grandes aliadas do setor de recursos humanos, pois conseguem fazer um mapeamento do perfil comportamental dos profissionais. Identificando aqueles que mais se adequam a sua cultura organizacional, gerando um aumento de produtividade e redução de custo nos processos de recrutamento.


Aplicativos de E-learning: Os treinamentos são uma necessidade constante dos setores de recursos humanos, e ter uma plataforma onde é possível disponibilizar de forma fácil e acessível esse conteúdo é uma forma não só de economizar tempo e recurso dos profissionais de recursos humanos, como também de facilitar o engajamento dos colaboradores.


Principais vantagens do uso de tecnologia no RH:

Automatizar tarefas:

Com o uso da tecnologia é possível eliminar o trabalho manual, reduzindo não só o tempo de trabalho em diversas tarefas, como o preenchimento de planilhas, como também reduzindo a margem de erros. Além disso, a tecnologia também acelera e organiza o registro de informações importantes como registro de ponto, avaliações de desempenho etc.

Medir os resultados:

Sem o uso das tecnologias os dados costumam ficar dispersos, o que dificulta a organização das informações e análises dos resultados. Por isso, um dos principais benefícios da implementação de soluções tecnológicas no RH é a possibilidade da medição de resultados de forma eficiente. Como por exemplo o ROI (retorno do investimento), cálculos de turnover, custo de aquisição de novos funcionários entre outras relações entre custos e benefícios.


Tornar o RH mais produtivo, ágil e eficiente

Automatizar tarefas manuais, organizar e estruturar processos de forma mais eficiente, armazenar dados relevantes de forma prática e segura para tomada de decisões, reduzir as possibilidades de erro e melhorar os processos de comunicação, essas são apenas algumas das formas com que as soluções tecnológicas conseguem deixar o dia-a-dia do RH mais produtivo e eficiente.


Além disso, todas as atividades têm um ganho na redução do tempo de execução, o que permite com que a equipe volte sua atenção para tarefas mais importantes e estratégicas para o departamento.


Um exemplo é o uso da tecnologia para captação de candidatos, processos seletivos, treinamentos para integração nos times, tarefas que antes mobilizavam grande parte do time para tais atividades e que agora se tornam muito mais fácil, ágil e resultam em grandes economias para sua empresa.


Economia de recursos

Se você colocar na ponta do lápis o valor investido em tecnologia x os benefícios que ela fornece ao departamento de recursos humanos irá perceber uma grande economia.


Por exemplo, os treinamentos, que antes demandava equipe e precisavam muitas vezes do aluguel de salas e coffee breaks, custos de acomodação e viagens, etc. Agora pode ser feito uma única vez e os colaboradores podem acessar quando e onde quiser através do celular ou computador. Tornando o processo não só mais cómodo, rápido e eficiente, mas também econômico.


Isso sem falar das outras inúmeras economias com processos mais ágeis, com a redução de erros humanos, e as decisões baseadas em dados.


Ou seja, é fácil perceber que a tecnologia, quando usada corretamente, pode reduzir custos e auxiliar o departamento de recursos humanos.


Como implementar soluções tecnológicas ao RH?


O primeiro passo para implementar novas tecnologias ao RH da sua empresa é encontrar quais são as soluções ou o sistema integrado que melhor atenda às suas necessidades.


Existem inúmeras opções no mercado de Aplicativos, Softwares e Sistemas voltados para o setor de recursos humanos. No entanto, é preciso estar atento ao fator custo benefício, pois se o objetivo é justamente tornar os processos mais simples, rápidos e eficientes, investir no desenvolvimento de uma solução tecnológica personalizada para sua empresa pode ser muito mais vantajoso e trazer benefícios maiores a curto e longo prazo.


Além disso, é preciso estar atento ao processo de implementação, suporte e manutenção que fazem toda a diferença no sucesso da integração, uso e otimização necessários para o bom funcionamento das tecnologias no seu RH.


O objetivo da Locomotiva Tech é facilitar, automatizar e gerar valor ao seu negócio, por isso desenvolvemos Aplicativos, Softwares e sistemas 1005 personalizados às necessidades do seu RH!


Quer saber mais sobre o assunto?


Entre em contato:

📲 55 12 98281 9249

📧 contato@locomotiva.art.br