Sistema integrado: Descubra porque a sua empresa precisa ter!

Saiba o que é, quando usar e quais as vantagens para o seu negócio.


Não importa o tipo, tamanho, ou ramo de atuação da sua empresa, seu sucesso depende de um bom gerenciamento dos processos internos.


Afinal, os resultados obtidos são impactados de diversas formas pelos diferentes setores, departamentos, atividades e colaboradores.


Fazer esse controle e gerenciamento interno é uma tarefa que exige um controle contínuo, registros atualizados e que todas essas informações estejam disponíveis de forma simples, organizada e de fácil acesso para todos na empresa.


Por isso é impossível centralizar essa obrigação em uma única pessoa, ou realizar um controle “manual”.


É justamente aí que entra o Sistema Integrado!


Com um sistema integrado na sua empresa você pode, não só conseguir alcançar as metas traçadas para o seu negócio, como ainda aumentar a produtividade de suas equipes.


Continue lendo esse artigo e descubra:

1 - O que é um Sistema Integrado

2 - Quando utilizar um Sistema integrado

3 - Quais as vantagens de um Sistema Integrado

4 - Como implementar um Sistema integrado

Dica Especial para o bom funcionamento de um Sistema Integrado

O que é um Sistema Integrado?


Um sistema Integrado nada mais é que uma solução tecnológica que une todas as ferramentas necessárias para um gerenciamento único e eficiente.


Ele tanto pode ser desenvolvido do zero com as soluções necessárias para a sua empresa, quanto pode ser criado para integrar em um único lugar diversos softwares que seus times já utilizam.


Ou seja, o Sistema Integrado funciona como uma ferramenta multifuncional que agrega todas as funcionalidades necessárias para gerenciar os diversos setores, tarefas, colaboradores e até mesmo as responsabilidades da empresa, como o pagamento de impostos, fornecedores e funcionários, por exemplo.

Quando utilizar um Sistema Integrado?

Um Sistema Integrado deve ser utilizado sempre que uma empresa precisar efetuar um bom gerenciamento de suas atividades.


Por isso, embora seja muito mais produtivo contar com um sistema integrado desde o desenvolvimento da empresa, ele pode ser adotado a qualquer momento.


Um erro muito comum é acreditar que a empresa precisa ser grande para ter a necessidade de contar com um Sistema Integrado.


Embora em empresas maiores essa seja uma necessidade mais evidente, ela não deixa de existir nas de médio e pequeno porte.


Inclusive porque muitas vezes nas empresas menores existe uma sobreposição de atribuições maior, e o quadro enxuto de funcionários para executar muitas tarefas, exige que os processos sejam mais organizados e otimizados para poderem ser produtivos.


Com um Sistema Integrado pequenas, médias e grandes empresas podem ter mais controle, eficiência e inevitavelmente lucro e crescimento.

Quais as vantagens de um Sistema Integrado?

Os Sistemas integrados ajudam em todas as tarefas de uma empresa, desde a parte financeira até o relacionamento com o cliente, passando obviamente pela execução do trabalho.


Dessa forma existem inúmeros benefícios práticos e tangíveis, mas também subjetivos através da sua utilização.


Trouxemos abaixo 5 vantagens muito significativas e bem perceptíveis da implementação dos Sistemas Integrados para o seu negócio:


1. Processos mais organizados e eficiente:

O primeiro e principal benefício de um Sistema Integrado é sem sombra de dúvidas organizar e padronizar os processos na sua empresa, tornando tudo mais simples e eficiente.


Isso porque com o Sistema Integrado, embora cada setor e colaborador continue tendo as suas atividades com características particulares, necessidade e responsabilidades, existe um fluxo único e integrado do funcionamento geral da empresa.


Com isso os gestores podem tomar decisões baseadas nos dados registrados no Sistema de forma mais rápida e inteligente.


2. Gestão de informações mais rápida e fácil:

Um sistema integrado torna a comunicação mais rápida e fácil e o acesso às informações em algo muito mais simples e eficiente.


Isso não só causa um impacto positivo na qualidade da comunicação da equipe, como também favorece os processos de trabalho.


O sistema Integrado centraliza a conversação, fazendo com que os assuntos sejam discutidos e resolvidos de maneira simples, rápida e que tudo fique documentado e disponível unificadamente.


Tornando o cotidiano nas empresas mais interativo e eficaz, ao eliminar, por exemplo, a necessidade de se parar tudo que está sendo feito, apenas para fazer uma reunião e repassar as informações e demandas aos times de trabalho.


Ter um sistema Integrado que pode ser acessado facilmente, por meio de smartphones e tablets, permite a todos os colaboradores, independentemente do local ou horário de trabalho, ter acesso remotamente das ferramentas e arquivos corporativos.


Essa facilidade no acesso a dados relevantes confere maior autonomia e agilidade aos times, aumentando a produtividade de maneira considerável, além de dar aos trabalhadores mais tempo para realizar as suas tarefas com mais qualidade.


Essa comunicação assíncrona e sem ruídos, oferecida pela utilização de um Sistema Integrado, é a chave para times mais unidos, processos mais eficientes e a execução de metas mais assertivas.


Maior flexibilidade e autonomia para toda equipe:

Um dos principais benefícios que o Sistema Integrado traz é a flexibilização da jornada de trabalho, tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores.


Através dele é possível que diferentes profissionais, de diversos locais, em fusos ou jornadas diferentes de horários, trabalhem de forma mais organizada, cooperativa e eficiente.


Com a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar e a qualquer momento, as empresas têm a vantagem de poderem contar com talentos estratégicos, o que antes não era possível no modelo presencial de trabalho.


Já os colaboradores têm como vantagem jornadas de trabalho mais flexíveis e rotinas mais produtivas e com maior qualidade de vida.

3. Diminuição de erros e retrabalho:

Não é segredo para ninguém que grande parte dos erros do dia-a-dia são causados pela má gestão dos processos internos, desorganização e falhas de comunicação, dois problemas que os Sistemas Integrados resolvem com facilidade.


Além disso, os sistemas integrados fornecem tanto a visão macro do seu negócio, quanto o andamento de cada uma das tarefas, o que te permite identificar e solucionar improdutividades e gargalos organizacionais.

4. Redução de Custos:

Além do impacto financeiro positivo que os Sistemas Integrados trazem através de todas as vantagens apresentadas acima, ele ajuda também na gestão financeira das empresas, como controle de horas, gastos, orçamentos, no custo-benefício dos seus produtos e serviços, etc.


Por isso, se engana quem acredita que apenas em momentos de crescimento financeiro devem ser feitos investimentos em Sistemas Integrados, pelo contrário!


É justamente em momentos de recessão financeira que os Sistemas Integrados são mais bem-vindos, afinal não só compensam o seu investimento como possibilitam economia e melhoria no trabalho, possibilitando que a empresa lucre mais e cresça com isso.


Como implementar um Sistema Integrado?

O primeiro passo para implementar um sistema integrado na sua empresa é encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades.


Existem inúmeras opções no mercado de Sistemas integrados voltados para diferentes setores e áreas de atuação.


No entanto, é preciso estar atento ao fator custo benefício, pois se o objetivo do Sistema Integrado é justamente ter em um único lugar tudo que o seu negócio precisa, investir no desenvolvimento personalizado para sua empresa pode ser muito mais vantajoso e trazer benefícios maiores a curto e longo prazo.


O objetivo da Locomotiva Tech é facilitar, automatizar e gerar valor ao seu negócio, por isso desenvolvemos Sistemas Integrados 100% personalizados para a sua empresa.


Tudo isso através de sistemas de gerenciamento integrais, envolvendo o setor financeiro, estoque, vendas, controle de produção, conversão de leads, criação de APIs e muito mais.


Assim, o seu negócio pode se desenvolver ainda mais!

★ Dica especial!


Se você chegou até aqui, aí vai não apenas uma, mas duas dicas especiais para garantir o bom funcionamento do Sistema Integrado da sua empresa:


1. Treinamento adequado para o Sistema Integrado


Toda mudança requer um esforço, por isso para implementar um Sistema Integrado é indispensável que todos os seus colaboradores entendam bem não apenas as funcionalidades e ferramentas disponíveis, mas principalmente a lógica por trás do funcionamento e integração que o sistema traz.


Por isso aqui na Locomotiva Tech, além da criação de Sistemas Integrados, fazemos treinamentos com os nossos clientes para auxiliar na implementação e facilitar o processo de aprendizado e uso do Sistema.


2. Atualização constante do Sistema Integrado


É indispensável para o bom funcionamento dos Sistemas Integrados que exista um suporte contínuo não só para manutenção, mas também para identificação de oportunidades para melhorias.


Por isso, na Locomotiva Tech oferecemos também os serviços de assistência e manutenção dos para sistemas e Apps, tenham sido eles desenvolvidos ou não pela nossa equipe.


Quer saber mais sobre o assunto?


Entre em contato:

📲 55 12 98281 9249

📧 contato@locomotiva.art.br