top of page

Casa Inteligente: saiba como morar em uma residência “futurista” hoje mesmo!

Descubra o que é, como funciona e quais são as vantagens da Automação Residencial.



Você pisa em casa e as luzes se acendem, o ar condicionado liga, o café começa a passar, a TV liga na sua série favorita e até mesmo a banheira começa a encher enquanto você tira a roupa…


Não, esse não é o roteiro do começo de um filme de ficção futurista, isso é um dia comum em uma casa inteligente.


Pois é, com os avanços da tecnologia é possível cada vez mais ter acesso a soluções inteligentes e eficientes, que antes só pareciam estar disponíveis em um futuro distante.


Um exemplo disso é a Automação residencial, capaz de integrar todas as tecnologias existentes hoje nos dispositivos inteligentes espalhados pela casa em um único sistema. Que pode ser adaptado com base nos hábitos, necessidades e gostos específicos de cada morador.


É justamente essa Automação residencial que permite às casas inteligentes existirem hoje.


Quer saber mais sobre o assunto? Então confira abaixo, o que é uma casa inteligente, como ela funciona, seus benefícios, quais equipamentos podem ser automatizados e, principalmente, como morar em uma hoje mesmo.


O que é uma casa inteligente?


Se você pensou em uma casa conectada que executa ações a partir de comandos de voz do usuário, está quase lá...Mas, uma casa inteligente faz bem mais do que isso!

Diferente da casa conectada que executa ações apenas através da ajuda das assistentes virtuais, a casa inteligente tem todos os seus sistemas integrados, o que permite com que cada ação seja executada com ou sem a intervenção do usuário.

Justamente por isso o nome casa inteligente, afinal ela entende quando executar cada ação, e esse sistema pode ser inclusive ser desenvolvido com base nas necessidades de cada morador.


Como uma casa inteligente funciona?


A casa inteligente funciona através de uma automação residencial que integra todos os sistemas eletrônicos em um único sistema inteligente. Com isso é possível que todos os equipamentos funcionem como um só, sob total controle do sistema e usuário, que pode comandar as ações por meio do controle de voz, smartphone, tablet, smartwatch e keypads, etc.


Quais os benefícios de uma casa inteligente?


Quando se fala em uma casa inteligente a primeira vantagem que vem à mente é o conforto do usuário, afinal esse é um ganho inegável.


Mas, existem ainda outros ganhos tão ou mais importantes, como aqueles relacionados à segurança. Por exemplo, com a integração dos alarmes, portas, câmeras, etc, a sua casa pode enviar um aviso à polícia, no caso de qualquer registro de tentativa de roubos, arrombamentos, ou qualquer outra atividade suspeita. Além disso, existem hoje sistemas de incêndio que podem ser integrados à casa inteligente, que avisam aos bombeiros em caso de emergências. E até mesmo sistemas de saúde que monitoram os moradores podem ser integrados às casas inteligentes,para acionar os serviços de emergência hospitalar em caso de acidentes domésticos, por exemplo.


Além disso, outro benefício importante da casa inteligente é a capacidade de economia que trazem, desde o sistema de iluminação, que evita luzes acesas sem motivo, até os sistemas de irrigação que ajudam na economia de água.


Quais equipamentos podem ser automatizados em uma casa inteligente?


Basicamente tudo que é possível conectar de forma online, ou via bluetooth, pode ser automatizado em uma casa inteligente, os itens mais comuns disponíveis hoje no mercado são:


  • Equipamentos de Áudio e Vídeo (TV, Home Theather, Caixas de som, etc)

  • Eletrodomésticos (Cafeteira, geladeiras, adegas, etc)

  • Iluminação

  • Chuveiros e Duchas

  • Cortinas e Persianas

  • Ar Condicionado

  • Portas

  • Alarmes

  • Câmeras

  • Vídeo Porteiro Piso Aquecido

  • Sistemas de Irrigação

  • Piscina

  • Sauna

Como ter uma casa inteligente?


É verdade que já existem casas inteligentes à venda no mercado, sobretudo em condomínios de luxo, no entanto seu valor imobiliário é bem alto. E mesmo que você já tenha uma casa comum é possível sim transformar em uma casa inteligente, inclusive você não precisa comprar todos os aparelhos inteligentes de uma única vez, mas sim ir modernizando aos poucos, começando pelo sistema de iluminação, eletrodomésticos, TV e outros aparelhos mais comuns e ir evoluindo.


O que é indispensável desde o início é um sistema inteligente que seja capaz de integrar todas essas tecnologias, para que seja possível controlar e claro programar as funções em um único lugar.


E a Locomotiva Tech faz isso para você HOJE!



E para mais conteúdos como esse siga nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/locomotiva_tech/


bottom of page